Sobre a Revista

Foco e Escopo

Scientific Electronic Archives é uma publicação científica de acesso livre para contribuições na forma de artigos inéditos ou revisões científicas que tenham relevância significativa em diferentes áreas do conhecimento, em português e preferencialmente em inglês.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A política de avaliação dos trabalhos segue o modelo de revisão por pares, uma vez que o artigo é submetido ao sistema são designados 3 revisores ad hoc e de competência reconhecida, que avaliarão o artigo em questão. Os revisores estarão livres para corrigir diretamente no artigo, erros ortográficos, semânticas de frases, a fim de melhorar a compreensão do conteúdo do artigo. Com a mesma opinião de dois revisores será dada a classificação, que poderá ser "aprovado" ou "reprovado".

 

Periodicidade

A Scientific Electronic Archives possui publicações mensais até o final do ano de 2023 e bimestrais a partir de 2024, sendo as edições disponibilizadas até o primeiro dia útil do mês. 

Calendário previsto para as publicações das edições

Edição 1 (Jan/Fev): 01 de janeiro

Edição 2 (Mar/Abr): 01 de março

Edição 3 (Mai/Jun): 01 de maio

Edição 4: (Jul/Ago): 01 de julho

Edição 5: (Set/Out): 01 de setembro

Edição 6: (Nov/Dez): 01 de novembro

 

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que o conhecimento científico disponível gratuitamente para o público apóia uma maior democratização global do conhecimento.

 

Custos e taxas

Acesso aos artigos para leitura: gratuito


Submissão e análise dos manuscritos: gratuito


Publicação: Após a análise e aprovação do mérito científico pelos nossos revisores, os manuscritos poderão ter dois destinos:

a) Ser adicionado na fila de publicação mediante o pagamento da taxa de publicação (R$350,00);

b) Obter isenção do pagamento da taxa de pagamento (decisão dos revisores dos manuscritos), e seguir para publicação.


Destaca-se que a equipe editorial da Scientific Electronic Archives busca estar alinhada com as boas práticas editoriais e entende que pesquisas com elevado mérito científico devem ser publicadas, independente da condição de pagamento da taxa de publicação. Apenas artigos submetidos na língua inglesa terão a possibilidade de serem classificados como "isentas de pagamento" da taxa de publicação.

É importante destacar que nossa revista possui DOI individual (prefixo: 10.36560) e por se tratar de um periódico eletrônico, seu trabalho ficará disponível por tempo indeterminado em nossa plataforma. Al´ém disso, o serviço de manutenção e proteção dos dados, bem como os custos operacionais de diagramação, registro DOI, manutenção da revista, e eventuais colaboradores não são financiados por nenhuma instituição pública, portanto os pagamentos das taxas de publicação, quando praticados, são direcionados para a manutenção do periódico, bem como garantir a sua longevidade.

Ainda, qualquer autor pode solicitar a Avaliação agilizada,  que é uma condição que a Scientific Electronic Archives oferece para agilizar o processo de avaliação e publicação do artigo. Este incentivo consiste na priorização de avaliação do artigo e a imediata inclusão do mesmo na edição corrente, eliminando a necessidade de esperar na fila de publicação. Pedimos muita atenção na sintaxe, coesão e ortografia da redação do artigo, bem como utilizar o template disponibilizado no link submissões. Para os autores que sinalizarem esta necessidade poderá ser cobrada uma taxa de processamento no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

 

Histórico do periódico

Scientific Electronic Archives é um periódico revisado por pares, desde novembro de 2012, quando foi criada pelo Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber. Desde a sua idealização, o periódico teve como objetivo publicar artigos científicos em várias áreas do conhecimento, dando apoio aos pesquisadores, independente de seus recursos econômicos para publicações.

Com uma proposta multi-institucional e multidisciplinar, a equipe editorial sempre foi composta por pesquisadores de relevância científica nas suas áreas de conhecimento, contando com nomes de renome internacional. Atualmente o periódico está cadastrado em vários motores de busca e possui expressivo número de acessos e de citações ( Google Scholar H-index ). Paralelamente, estamos trabalhamos continuamente para receber mais contribuições internacionais, bem como no crescimento da visualização dos nossos artigos, que zelam pela boa prática editorial e de qualidade científica. 

Atualmente, a editoração-chefe é de responsabilidade da Dra. Gilcele de Campos Martin Berber, bem como a equipe editorial é composta de vários pesquisadores com destaque nacional, e também com a contribuição de pesquisadores internacionais. Recentemente recebemos os selos de qualidade editorial da FAO/AGRIS e do Miguelim. Neste sentido, encorajamos os autores e leitores a acessarem os links disponíveis do periódico, bem como colocamo-nos a disposição para sanar dúvidas e ajudar no processo de submissão de artigos.

 

Boas práticas científicas

A Scientific Electronic Archives trabalha com medidas para identificar e impedir a publicação de documentos em que tenha ocorrido má conduta de pesquisa. Caso seja detectada violação das boas práticas científicas, os autores serão comunicados e dado a ampla defesa. Durante o processo de averiguação, o artigo é indisponibilizado ao público até que seja provada que não houve a violação.
Em casos de necessidade de correções ou retratações, a Scientific Electronic Archives assume a responsabilidade de gerar uma notificação ampla através das ferramentas disponíveis na plataforma OJS.