Desenvolvimento de bala dura a partir da polpa de Jatobá (Hymenaea stigonocarpa Mart)
DOI:
https://doi.org/10.36560/14620211294Palavras-chave:
cerrado, jatobazeiroResumo
O Jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart) têm frutos com polpa de cor amarela pálida, sabor e aroma característicos, contendo altos teores de açúcar, sendo rica em carotenóides, polifenóis, vitamina C, além de apresentar quantidade significativa de fibras alimentares. A utilização do jatobá para fins econômicos pode ser potencializada por meio da metodologia estratégica de desenvolvimento de novo produto. Dessa maneira o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bala dura, a partir da polpa do jatobá, e avaliar a aceitação do produto por meio de teste sensorial. Os frutos do jatobazeiro foram coletados no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás no mês de setembro de 2017. Os ingredientes utilizados na formulação foram: açúcar cristal, xarope de glucose de milho, água, e ácido cítrico em pó. A análise sensorial foi realizada com 61 provadores não treinados, que avaliaram os parâmetros - sabor, textura, aroma e impressão global, utilizando escala hedônica de 9 pontos, na qual a nota 9 (nove) correspondia à “gostei muitíssimo” e 1 (um) à “desgostei muitíssimo”. A bala dura de jatobá foi bem aceita em relação a todos os atributos avaliados, o que pode ser reforçada com a intenção de compra, onde verificou-se que 52 % dos provadores disseram que comprariam a bala, caso a mesma estivesse a venda. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a bala de jatobá têm boa aceitação podendo ser uma boa alternativa para agregar valor ao fruto do jatobazeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.
This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.