Dissecação anatômica em cadáveres humanos: ressignificação das práticas antigas de ensino de anatomia humana como uma estratégia de aprendizado no curso de medicina.
DOI:
https://doi.org/10.36560/18320252066Palavras-chave:
Cadaveric dissection, teaching methodologies, medical education, human anatomyResumo
A dissecação anatômica em cadáveres humanos é uma prática fundamental no ensino da anatomia, proporcionando a visualização tridimensional das estruturas do corpo e o desenvolvimento de habilidades clínicas. Apesar dos avanços tecnológicos e do uso de modelos anatômicos virtuais, a dissecação permanece um método eficaz ao promover a experiência prática e a consolidação do conhecimento. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar a criação e a aplicação de um curso de dissecação anatômica em cadáveres humanos, entre os meses de abril e maio de 2024, em uma universidade pública do Estado do Piauí, destacando sua importância para a formação de estudantes da área da saúde. Para a eficácia do curso, dias antes das aulas práticas, os cadáveres utilizados durante a ação foram retirados dos tanques contendo formaldeído, lavados para que se retirasse o excesso de formol e preparados, devidamente, para que a incisão pelo bisturi ocorresse de forma natural e sem dificuldade, através da tricotomia nos cadáveres. Ademais, os cabos de bisturis equipados com lâminas Nº24, tesouras de metzenbaum reta, tesouras íris reta, porta-agulhas, fios de sutura nylon com agulha Nº 4, pinças de dissecação dente de rato e pinças de dissecação anatômica foram dispostas, nas bancadas, para utilização tanto nas práticas de dissecação cadavérica, quanto durante o treinamento em sutura. Além disso, ocorreram aulas teóricas sobre biossegurança, técnicas de sutura simples - ponto simples e ponto em x-, bem como aulas sobre planos anatômicos e atividades práticas de dissecação do sistema tegumentar, tecido adiposo e vísceras. A metodologia adotada possibilitou a preservação de um acervo cadavérico para estudo, fortalecendo a relação entre teoria e prática. Outrossim, também se possibilitou fomentar a discussão quanto aos aspectos bioéticos e legais do uso de cadáveres no ensino, considerando diferentes perspectivas culturais e jurídicas. Dessa forma, conclui-se que a dissecação anatômica deve ser mantida como estratégia essencial de ensino, aliando-se às novas tecnologias para aprimorar o aprendizado da anatomia humana.
Referências
ANDRADE JÚNIOR, F. P.; BARBOSA, V. S. A. Monitoria acadêmica em parasitologia humana: um relato de experiência. Saúde.com, v. 13, n. 3, 2017.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei Nº 4.272-A de 2016. Altera a Lei 8.501, de 30 de novembro de 1992. 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8BC8119BEFFD34CA46A19EFDB1315B7F.proposicoesWebExterno2?codteor=1780746&filename=Avulso+-PL+4272/2016. Acesso em: 16 fev. 2025.
COSTA, G. B.; LINS, C. C. S. A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v.26, n.13, 2012.
MARINHO-JUNIOR, C. H.; MALAFAIA, O. O emprego da dissecção cadavérica como metodologia de ensino em anatomia médica. Revista BioScience, v. 81, n. 1, 2023.
PONTINHA, C. M.; SOEIRO, C. Dissection as a pedagogical tool in anatomy teaching in Portugal. Interface (Botucatu), v. 18, n. 48, p. 165-75, 2014.
MOREIRA, A. C. M. L. et al. Dissecação de póstumos humanos: ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 32057-32070, 2021.
STARLING, I. G. A dissecção humana: uma história inacabada. 2017. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/cememor/wp-content/uploads/sites/51/2016/06/A-Dissec%C3%A7%C3%A3o-Humana-UFMG-16-05-2017.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.
This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.