Intervenções de enfermagem no cuidado à saúde mental de pacientes oncológicos: estratégias para o enfrentamento da ansiedade e depressão
DOI:
https://doi.org/10.36560/19120262164Palavras-chave:
Pacientes, Saude mental, oncologia, intervenções clinicas, Diagnóstico de enfermagem, EnfermeirosResumo
Este trabalho aborda um estudo sobre atividades de enfermagem no auxílio psiquiátrico a pacientes com câncer, concentrando-se em como lidar com a ansiedade e a depressão durante o tratamento do câncer. Dado que o câncer é uma doença crônica degenerativa que afeta todas as dimensões da saúde do paciente, incluindo o aspecto psicológico, e reconhecendo sua magnitude preocupante em estágio inicial entre pessoas com câncer, enfatiza-se o papel fundamental do enfermeiro para a identificação precoce e tratamento da dor espiritual. A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram identificados inicialmente 312 artigos, após a análise de dados 9 artigos atenderam plenamente os critérios de inclusão e compuseram a amostra final analisada. Com base nas evidências científicas nacionais e internacionais, discutiram-se estratégias como avaliação emocional usando questionários de triagem (cuidado espiritual, escuta ativa e cuidado humanizado), que têm sido eficazes na redução de sintomas de ansiedade e depressão e na promoção de melhoras na qualidade de vida. O estudo também destaca as dificuldades envolvidas na sistematização de tais intervenções em ambientes clínicos, como limitações na formação profissional e falta de protocolos institucionais. Justificativa: Este trabalho é apoiado pela necessidade de consolidação de uma assistência abrangente e baseada em evidências, levando à humanização na assistência oncológica. Por fim, dá-se ênfase à necessidade de formação contínua da equipe de enfermagem na aplicação e desenvolvimento dessas estratégias com proposta de ação para promover o bem-estar emocional entre os pacientes e facilitar o sucesso terapêutico.
Referências
ARAÚJO, L.; ALVES, M. Espiritualidade e oncologia: um estudo de revisão.Revista de Oncologia, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 44-50, 2023.
BERGEROT, C. L.; LAROS, J. M.; ARAÚJO, L. F. Uso da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) na avaliação de pacientes oncológicos: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 3, p. 456-463, 2014.
BRASIL. Lei nº 14.758, de 16 de dezembro de 2023. Institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer; e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 dez. 2023.
CORBO, R. M. et al. Sofrimento psíquico e câncer: desafios para o cuidado em enfermagem oncológica. Revista de Saúde Pública e Enfermagem, v. 15, n. 2, p. 102-110, 2020.
MACHADO, L. C. de S.; GUIMARÃES, I. M. de O.; LEÃO, L. C. da S.; SILVA, G. G. CAMARGO JÚNIOR, E. B. C. Ansiedade e depressão em pacientes com câncer: associação com aspectos clínicos e adesão ao tratamento oncológico. Cogitare Enferm. v29: e92059, 2024.
MAGALHÃES FILHO, J. R. et al. Avaliação pré-anestésica estruturada: impacto sobre a ansiedade e segurança do paciente cirúrgico.Revista Brasileira de Anestesiologia, Campinas, v. 56, n. 2, p. 123-130, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Câncer. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cancer. Acesso em: 12 ago. 2025.
ROCHA, A. C. et al. Mindfulness e relaxamento guiado no manejo da ansiedade em pacientes com câncer. Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 14, e244917, 2020.
SANTOS, F. B.; OLIVEIRA, L. M. Terapia cognitivo-comportamental adaptada ao contexto oncológico: efeitos sobre depressão e adesão ao tratamento.Psico-Oncologia Brasileira, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 45-53, 2021.
SILVA, R. C. et al. Musicoterapia como intervenção de enfermagem para redução da ansiedade em pacientes oncológicos.Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 26, e3024, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.

This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Accepted 2025-12-16
Published 2025-12-16

